PREVALECENDO DIANTE DAS CRISES

|

PREVALECENDO DIANTE DAS CRISES
1 Samuel 1:2

INTRODUÇÃO:
As crises surgem com o propósito de nos parar diante dos nossos sonhos e projetos...
O nosso texto nos apresenta três personagens:
Ana significa Graça e Penina Pérola. Aqui vemos duas mulheres, uma o retrato da graça; a outra, o da prosperidade.
Naqueles dias, a esterilidade era considerada um tipo de maldição, Penina tinha filhos e filhas, enquanto Ana era estéril.
Elcana era o marido destas duas mulheres, porém a Palavra de Deus declara (1:15) que ele amava a Ana apesar de ela não lhe dar filhos.
Outra informação importante está no verso 6 “A sua rival a provocava excessivamente para a irritar, porquanto o SENHOR lhe havia cerrado a madre”.
A crise de Ana tinha nome: Esterilidade. A sua crise, também tem nome, pode ser: Enfermidade, dificuldade financeira, falta de emprego, relacionamentos...
Todos nós temos crises. Elas se manifestam de divesas formas. A Diferença está nas atitudes tomadas diante delas.
Neste texto, podemos aprender com Ana, três lições para PREVALECER DIANTE DAS CRISES:

1 – ANA FOI À CASA DO SENHOR
(1:7) todas as vezes que Ana subia à Casa do SENHOR, a outra a irritava; pelo que chorava e não comia.
Ana não se conformou com sua SITUAÇÃO (de ser estéril e instrumento de zombaria), ela buscou no lugar certo a resposta para sua aflição.

– Ana acreditava que Deus tinha algo para ela.
Embora o seu maridão fosse sensacional (v.8): Viu o seu coração e se colocou como solução para seus problemas: “Não sou eu melhor do que dez filhos?”. Ela o amava, mas sabia que Deus tinha a realização dos seus sonhos e a verdadeira resposta para sua crise.

– Ana fez da dificuldade um desafio. A tristeza de ser perturbada “excessivamente” pela sua rival incentivou a sua fé.
Muitas vezes a tristeza nos desanima e nos impede de lutar pela conquista da benção. Não devemos nos conformar, mas usar a tribulação para desenvolver a nossa fé.
Ilustração: do Cavalo que caiu num poço, não havia condições para retirá-lo, o fazendeiro mandou jogar terra sobre ele. O cavalo sacudia a terra e pisava sobre ela. Até que saiu do buraco.
Efésios 1:3 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado (Já nos abençoou) com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”.
Deus JÁ nos abençoou. A Bíblia não diz que Deus nos vai abençoar UM DIA.
Deus já abençoou “com todas as bênçãos”. – Deus nos abençoa em abundância, COM TODAS as bênçãos.
“Nos lugares celestiais” – todas as bênçãos que Deus já nos deu, estão guardadas num lugar, chamado lugar celestial.  É como se fosse a dispensa de Deus: estas bênçãos já existem no mundo espiritual.
Ex.: Minha esposa sabe que gosto de pêra. Quando ela vai ao Supermercado, trás sempre pêra. Lava, e coloca na geladeira. Quando eu quero comer, vou até a geladeira, abro sua porta, estendo o braço e pego a pêra (tomo posse).
É isto que acontece no mundo espiritual: a nossa fé, é o braço que vai ao lugar celestial, buscar as bênçãos que Deus já conquistou para nós.
Ana Creu que Deus tinha algo para ela e fez da dificuldade um desafio de fé.

– Fé não é esperança
A esperança aponta para o futuro e diz: “Se Deus quiser um dia Ele vai me curar”; - “Se Deus quiser um dia ele vai me dar um emprego; - um dia, Ele irá resolver o meu problema financeiro”.
A Esperança põe sempre as coisas no futuro.
Exp.: do homem que foi comprar fiado numa mercearia. Quando lá chegou, viu uma placa que dizia: “Fiado só amanhã”; ele voltou no dia seguinte, pensando comprar alguma coisa fiada, mas quando olhou, ali estava a mesma placa que dizia: “Fiado só amanhã”. Nunca o pobre do homem comprou fiado, naquela loja.

Amados, o Deus rico em graça diz em Marcos 11:24 – “Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco”.
A Fé diz: Eu tomo posse, HOJE, de tudo o que Deus prometeu.
“Eu recebo a minha cura agora.” – “Recebo agora o meu emprego”. – “Recebo agora a solução deste problema financeiro”.
A Fé põe as coisas no presente: HOJE Jesus cura; HOJE Jesus é a solução para os seus problemas.

– Ana buscou no lugar certo a solução para os seus problemas.
Ana foi ao templo buscar na presença de Deus misericórdia e resposta a sua aflição.
Muitas vezes buscamos respostas nos lugares errados. O lugar da resposta é no templo na presença de Deus.

2 – ANA FEZ UM VOTO AO SENHOR
– Pediu com o propósito certo. Ela não barganhou com Deus, apenas mostrou que seu coração reconheceria a atuação poderosa de Deus, e que a resposta de Deus a sua oração seria para glorificá-lo.
Muitas vezes, queremos respostas para as nossas orações, mas para glória de nós mesmos, para nosso bel prazer, para nossa paz.
Tg 4:3 - “Pedis e não recebeis porque pedis mal”.

– Votos devem ser cumpridos. Quem faz voto ao Senhor deve cumpri-lo.
Deus não negocia bênçãos, no entanto, quando alguém faz um voto a Ele, deve cumpri-lo (Ec 5:4-5).

3 – ANA OROU AO SENHOR
Observe que Ana não revelou o seu pedido a ninguém; isto era algo entre ela e Deus. Até mesmo quando Eli a questionou ela apenas falou da sua aflição, mas guardou com ela seu voto e sua súplica. Depois de orar, descansou.
(v. 18) E disse ela: Ache a tua serva mercê diante de ti. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste.
Precisamos aprender que a oração é a forma legítima e pessoal que Deus deixou para expressarmos nossos sentimentos e desejos.
Fp 4:6,19 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.

– Ana orou com objetividade
(v. 11) E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida...
Tenha uma imagem clara de seu desejo, dê formas aos seus sonhos e declare-os com suas palavras.

CONCLUSÃO:
Ana representa muitos em nossos dias: próspera, bem casada, amada, mas infeliz, atormentada, estéril.
Só que, ela buscou a solução para a sua dor no lugar certo, com o propósito certo, de maneira que agradou ao Senhor que a ouviu e atendeu.
O Senhor quer que prevaleçamos diante de qualquer crise.
Deus te abençoe e te conceda graça.

1 Comentário:

Felipe Barros D'Oliveira disse...

Palavra abençoada. :D

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

©2011 PsicaSoul | Desenvolvido por Shamah Produção