Compreendendo e Ativando o Propósito de Deus no Reino
Marcos 4:30-34
Introdução
(Col 1:13) Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.
Observe que existem 2 reinos apresentados pela Palavra de Deus: império das trevas e o Reino do Filho (Jesus).
Onde estão os que foram libertos por Jesus do império das trevas? – No Reino de Jesus.
Se estivermos no Reino de Jesus, não estamos, nem fazemos mais parte do reino das trevas. Portanto, deve haver em nós uma nova disposição de mente e de atitude.
Na perspectiva de homens e mulheres libertos do império das trevas, pertencentes ao Reino de Jesus, veremos sobre o os propósitos de Deus para os seus filhos na dimensão do Reino.
O que um simples grão, aparentemente insignificante, poderá se tornar depois de compreender e ativar os propósitos de Deus, semeado em terra fértil?
Compreendendo e ativando os propósitos de Deus no Reino.
1 – O Momento Que Você Esta Vivendo, Não Representa o Que de Fato Você É (v. 31)
Não obstante o seu tamanho, havia dentro dela um poder de crescimento e de multiplicação que se manifestaria gradativamente, até chegar à plena estatura.
Jesus deseja que entendamos que na semente divina plantada em nosso coração, está encravado um poder de crescimento e de multiplicação suficiente para todos os estágios da vida cristã, até a plena maturidade em Cristo.
Há princípios estabelecidos por Deus que jamais poderão ser desconsiderados no processo de conquistas:
· A fidelidade nas pequenas coisas nos habilita para as grandes conquistas: (Mt 25:21) Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei;
- A fidelidade na administração do pouco nos garante honras maiores: (Lc 19:17) Muito bem, servo bom; porque foste fiel no pouco, terás autoridade sobre dez cidades.
Lc 16:10 Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.
Precisamos aprender a fidelidade no tempo das pequenas coisas, para estarmos maduros para as grandezas do Reino.
A maturidade está em servir ou ser servido? – A criança serve ou é servida?
Deus entregou dons e ministérios aos seus discípulos para que eles se tornassem seus ministros (aqueles que servem).
(Ef. 4:11-15) E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Ninguém pode dizer que Deus o tenha privado de qualquer elemento necessário ao seu amadurecimento.
Você até hoje, pode ter se sentido pequeno, sem expressão. Mas, o que Deus já viu em você no Reino são grandezas, multiplicações e governo com maturidade para servir.
Na Sua onisciência, Deus nos preparou provisões por meio de Sua Palavra.
(2Pe 1:2-8) Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. 3Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, 4pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, 5por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; 6com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; 7com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. 8Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
2 – O Que Deus já Viu em Você: A maior de todas as hortaliças (v. 32)
A ironia de Deus: A menor de todas as sementes tornou-se uma grande árvore.
Não esqueça: dentro da semente está determinado o que ela deve ser: uma grande árvore.
Nesta parábola, Jesus está ilustrando o que Deus planejou para cada um dos seus discípulos no Reino.
Deus idealizou discípulos maduros no Reino, que reflitam a imagem de Seu Filho Jesus em todas as áreas onde ele se encontra (colégio, faculdades, trabalho, empresa, família...).
Deus já viu em você um filho que excelente no caráter e cheio da unção, assim como grande é a árvore da Parábola.
Ef 5.27 diz que o Senhor Jesus virá buscar uma grande Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Na figura da grande árvore, Jesus quer imprimir no coração de cada discípulo a idéia de grandeza, de crescimento, de expansão e de multiplicação que cada discípulo experimentará, ao ativar o propósito do Reino em sua mente e atitudes.
3 – Propósito de Deus: Poder para abençoar (v. 32b)
As aves do céu vieram aninhar-se em sua sombra.
O que são (aqui) as aves do céu? – A figura do cumprimento satisfatório do propósito estabelecido por Deus para a missão da árvore: dar o seu devido fruto, enquanto oferece alento ao cansado e alimento ao faminto.
Você será como árvore frondosa para as pessoas sedentas e necessitadas (aves do céu). Você será um lugar de repouso e de provisão para a vida de muitos.
Deus tem nos alimentado com a visão do crescimento e multiplicação, não para benefício exclusivo de nós mesmos.
Deus deseja que cada um dos seus filhos, por meio do crescimento saudável em maturidade, possa ser um porto seguro para todos os que passam cansados pela vida, e que necessitem de repouso e alimento espiritual.
(2Co 9:8) Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra.
(2Tm 2:21) utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.
(Tt 3:1) Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra, 2não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens.
O propósito de Deus para seus filhos no Reino e fazê-los condutores da graça do poder que abençoa.
(Mt 11:28-30) Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Pessoas virão a você para serem abençoadas.
Conclusão
Mantenha na sua mente a visão de que a semente de Deus em nossas vidas produzirá uma grande árvore e frutífera no caráter, na unção e na maturidade.
Oremos para que, no nosso crescimento, possamos ser canais de refrigério e de provisão espiritual para todo aflito e cansado que chegar até nós.
Pr. Rodson Souza
Ministrado na Batista Lierdade
Jesus para exemplificar o Seu ensino fez questão de escolher o grão de mostarda, a menor de todas as sementes, insignificante aos olhos de quem a ver.









0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.